Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de junho de 2026
O Japão voltou a chamar atenção positivamente fora das quatro linhas durante a Copa do Mundo de 2026. Depois da goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia, no sábado (20), em Monterrey, no México, torcedores japoneses permaneceram nas arquibancadas do estádio para realizar a limpeza do local após o apito final da partida.
A ação foi registrada logo após o encerramento do confronto válido pela segunda rodada do Grupo F. Munidos de sacos plásticos azuis, os torcedores recolheram cuidadosamente copos, embalagens, papéis e outros resíduos deixados nas cadeiras e corredores das arquibancadas antes de deixarem o Estadio Monterrey. O gesto chamou a atenção de quem ainda permanecia no local e rapidamente ganhou repercussão internacional.
Esse tipo de comportamento, no entanto, não é novidade em Copas do Mundo. Na estreia da seleção japonesa na competição, quando a equipe empatou por 2 a 2 com a Holanda, os torcedores já haviam repetido a iniciativa de limpeza das arquibancadas. As imagens daquele momento circularam amplamente nas redes sociais e foram elogiadas por torcedores e veículos de diferentes países, reforçando a imagem de disciplina e organização associada à torcida japonesa.
O costume de limpar os estádios após os jogos está ligado a uma prática cultural no Japão, onde o cuidado com espaços públicos e a responsabilidade coletiva são valores amplamente incentivados desde cedo. Em eventos esportivos, isso costuma se refletir em atitudes como recolher o próprio lixo e manter os ambientes organizados mesmo após grandes aglomerações.
Dentro de campo, a seleção japonesa também teve uma atuação de destaque. A equipe dominou o confronto contra a Tunísia e construiu uma vitória sólida por 4 a 0. Daichi Kamada abriu o placar da partida, enquanto Ayase Ueda foi o grande nome ofensivo do jogo ao marcar dois gols e ainda contribuir com uma assistência para Junya Ito fechar o resultado.