Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de outubro de 2025
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou nesta segunda-feira (20) o balanço de sinistros no trânsito de Porto Alegre durante o fim de semana. Entre as 18h de sexta-feira (17), e as 6h desta segunda foram registradas 112 ocorrências em 60 horas — uma média de 1,86 sinistro por hora, o equivalente a um a cada 32 minutos.
Do total, 49 casos envolveram apenas danos materiais, 62 resultaram em vítimas e um foi com vítima fatal. A ocorrência com morte será analisada pela Comissão do Programa Vida no Trânsito, que investiga cada sinistro com óbito registrado na cidade.
A EPTC reforça que o risco de morte aumenta significativamente quando a velocidade do veículo ultrapassa 50 km/h, reforçando a importância do respeito aos limites e da prioridade ao pedestre.
As ocorrências são registradas pelos agentes da EPTC no Sistema Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
Nos casos com morte analisados no primeiro semestre de 2025 pela Comissão do Programa Vida no Trânsito, os principais fatores identificados foram:
– Avanço de sinal vermelho ou parada obrigatória;
– Velocidade excessiva ou inadequada;
– Condução sem habilitação regular;
– Alcoolemia;
– Conversões ou circulação em locais proibidos.