Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Vendas do comércio brasileiro aumentam pelo segundo mês seguido e atingem o maior patamar da série histórica

As vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 1% em fevereiro na comparação com janeiro e atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000. Essa foi a segunda alta consecutiva, após o índice ter registrado crescimento de 2,8% no primeiro mês de 2024.

A última vez que o varejo tinha registrado dois meses consecutivos de alta havia sido em setembro de 2022 (0,5% em agosto e 0,7% em setembro). Frente a fevereiro de 2023, o comércio varejista subiu 8,2%, nono avanço seguido. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Seis das oito atividades pesquisadas avançaram em fevereiro. Os destaques foram os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%), que exerceram as principais influências sobre o resultado total do comércio varejista.

“Entre os destaques dessa passagem, é termos observados dois meses consecutivos de altas, o que não acontece desde meados de 2022. No entanto, naquele momento o crescimento combinado dos dois meses foi menor, menos intenso. Outro aspecto a ser destacado é que, nos últimos dois anos, ou janeiro ou fevereiro vieram mais fortes, mas com posterior queda. Em 2024, houve alta tanto em janeiro quanto em fevereiro”, avalia o gerente Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Audiência pública sobre o enfrentamento da violência contra a mulher é realizada em Carazinho
Governo gaúcho reúne empresários para construir nova agenda de desenvolvimento para o estado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play