Porto Alegre receberá cinco jogos da Copa América

A cidade de Porto Alegre sediará cinco partidas da Copa América 2019, que será realizada de 14 de junho a 7 de julho. Dessas cinco partidas na Capital, três serão pela fase de grupos e duas pela fase de mata-mata. Um dos jogos poderá contar com a participação da Seleção Brasileira.

Porto Alegre receberá as seleções da Venezuela, Peru, Uruguai, Japão, Argentina e Catar. “Será um sucesso em atração de turistas e de público como foi na Copa do Mundo em 2014″, diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

“A Capital já vem se preparando no que diz respeito aos segmentos como o hoteleiro e alimentação, que estão prontos para atender a essa demanda. O turismo de eventos em Porto Alegre está se configurando como uma fonte de desenvolvimento econômico para o município”, destaca.

A Argentina é a cabeça de chave do Grupo B e enfrentará Colômbia, Paraguai e Catar. Cabeça de chave do Grupo 3, o Uruguai terá pela frente Equador, Japão e Chile. A Arena do Grêmio receberá três jogos da primeira fase: Venezuela x Peru, em 15 de junho; Uruguai e Japão, no dia 20; e Catar x Argentina, em 23 de junho. Caso passe em primeiro lugar, a Seleção Brasileira jogará as quartas de final na Capital gaúcha, no dia 27. Em 3 de julho, haverá outra partida na cidade.

Com a vinda das seleções do Uruguai e da Argentina para Porto Alegre, a proximidade dessas nações favorecerá a chegada de turistas, promovendo a Capital como destino e movimentando a economia local.

A Copa América é a mais antiga competição entre seleções de futebol do mundo. Desde a sua primeira edição até 1967, o torneio era chamado de Campeonato Sul-Americano de Seleções.  A primeira edição terminou com o título do Uruguai, depois de um empate em 0 a 0 com a Argentina no jogo decisivo, disputado no estádio do Racing Club de Avellaneda.

A partir de 1975, em sua 30ª edição, o torneio passou a se chamar oficialmente Conmebol Copa América. A partir de 1993, a Conmebol passou a convidar seleções de fora da América do Sul para participarem da Copa América. Os primeiros times foram os Estados Unidos e o México.

Em 2016, a Copa América do Centenário contou excepcionalmente com seis seleções convidadas: Costa Rica, Estados Unidos (anfitrião), Haiti, Jamaica, México e Panamá. Em 2019, a novidade é a participação, pela primeira vez, do Catar, totalizando 19 países. Uma curiosidade é que a maior quantidade de gols em uma única edição ocorreu no Brasil: 46 gols, em 1949.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *