Terça-feira, 23 de abril de 2024

Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico recebe gratuitamente 3.370 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana

O projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico é uma iniciativa da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e da fazenda Quinta da Estância que busca uma revolução no investimento em saneamento básico do Estado. O projeto recebe gratuitamente nesta semana, até o dia 5 de outubro, 3.370 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana. A iniciativa possibilita, por meio da formação dos “Jovens Embaixadores”, que eles atuem em suas regiões como multiplicadores desse conhecimento.

Além disso o projeto ajuda a humanizar as grandes obras e a estabelecer uma parceria entre os municípios, Corsan e população nos desafios e oportunidades ambientais do saneamento.

O projeto atende nove municípios da região mais populosa do Rio Grande do Sul: Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Eldorado do Sul, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Guaíba. São em média 3.300 alunos formados a cada edição.

Segundo Caren Fernandes Ricardo, bióloga monitora da Quinta da Estância, o objetivo é formar multiplicadores. “Muitos chegam sem saber o que é saneamento básico. Conversamos muito sobre desperdício, sobre o que cada um pode fazer na sua casa, pequenas atitudes, no banho, no lavar a louça, então eles saem daqui novos embaixadores do saneamento básico”, relata.

Entre as atividades, os alunos descobrem, com o uso de calhas, como funciona a interligação dos canos em rede, aprendem sobre desperdício, e também participam de uma trilha que mostra a nascente do rio Gravataí, que acaba no Guaíba, que abastece boa parte das cidades. Na oficina da água os alunos aprendem sobre a chuva, quando a água desce, os dejetos, além de simulações sobre consumo de água potável.

Conforme Sônia Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, o projeto propicia um momento de cidadania aos estudantes participantes. “Eles podem transmitir para seus pais a importância dessa transformação na vida deles”, diz Sônia.

De acordo com Rafael Sittoni Goelzer, diretor de relacionamento da fazenda, as escolas são encaminhadas pelas prefeituras municipais por meio das secretarias de educação.

No primeiro ano, em 2017, a primeira atividade reuniu 3.319 alunos de escolas municipais, durante a semana mundial do meio ambiente, em junho, e mais 3.330 em outubro, durante a semana internacional da água. Neste ano, até o final da semana, serão 3.370 novos embaixadores, cerca de 10 mil desde o início das atividades.

“Os novos jovens embaixadores recebem um certificado com orientações que lembram que a água é um recurso de responsabilidade compartilhada, e também são lembrados de que quando as obras chegarem às suas comunidades eles poderão ajudar as pessoas a entender o processo”, explica Rafael.

Ele também lembra que os nove municípios foram escolhidos também por serem aqueles onde a Corsan realiza um grande projeto de aumento de tratamento e de infraestrutura, onde a estimativa é de que o tratamento chegue a 80% das localidades, quando hoje em muitos locais está abaixo de 20%. As escolas são escolhidas considerando a dificuldade de acesso e de participação em projetos do gênero, e de forma rotativa, visando maior oportunidade aos alunos, em geral de 6º e 7º ano.

A atividade é também totalmente livre de emissão de carbono. “Calculamos a quantidade de ônibus para o transporte, conforme a distância e a quilometragem, a quantidade de diesel, o lanche feito na fazenda em forno à lenha, calculamos tudo por aqui”, explica Rafael, que acrescenta que a fazenda foi a primeira a neutralizar carbono.

Quinta da Estância

Os fundadores da Quinta da Estância, Sônia e Lucídio Goelzer nasceram na região norte do RS em Passo Fundo, onde quando crianças sempre tiveram um contato bem próximo com a natureza. A família adquiriu o imóvel em 1981, e nove anos depois, época da ECO92, a Quinta da Estância começava a receber seus primeiros visitantes.

A Quinta da Estância é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, recebendo mais de 90 mil visitantes por ano de todo o RS, SC, PR, SP, DF, Uruguai e Argentina e conta com a qualificação técnica de 100 monitores formados e especializados em atividades vivências de campo.

Primeiro e maior complexo de entretenimento pedagógico, ecológico e de lazer do Brasil, a Quinta da Estância é fruto de uma longa jornada em prol do objetivo de transformar experiências desafiadoras em conhecimento aplicado à vida.

Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento foi criada em 21 de dezembro de 1965 e oficialmente instalada em 28 de março de 1966, sendo esta a data oficial de sua fundação.

Atualmente, a Corsan abastece cerca de 6 milhões de gaúchos. Isto representa 2/3 da população do Estado, distribuídos em 316 municípios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Fundos de previdência privada e cenários econômicos são debatidos em Porto Alegre
Prefeitura de Porto Alegre deposita terceira parcela da folha nesta quarta-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play