Público recorde na Festa de Navegantes em Porto Alegre no sábado

A 144ª procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, neste sábado (2), foi marcada pela fé e pela devoção. Com o tema “A Santidade no Mundo atual”, a festa religiosa reuniu cerca de 200 mil fiéis, segundo os organizadores.

O evento teve início às 7h com a realização de uma missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da Capital. Às 8h, a imagem da santa, padroeira de Porto Alegre, deixou o interior da igreja carregada em um andor, e seguiu, sob aplausos, choro e muita emoção pela rua Vigário José Inácio, até alcançar a avenida Mauá e depois a avenida Castelo Branco onde foi saudada com uma chuva de balões azuis. Dali, sob a trégua do sol e do calor, o trajeto de quatro quilômetros foi percorrido a passos lentos por uma multidão que rezou durante todo o caminho até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na altura da avenida Sertório.

Agentes da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) atuaram realizando os bloqueios de trânsito. Os fiéis também oraram pelas vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, e pelo consolo dos familiares. “Participar desta, que é a maior festa religiosa de nossa cidade, com milhares de pessoas reunidas em um momento de paz, orações e bênçãos a Porto Alegre é muito significativo”, disse o vice-prefeito, Gustavo Paim.

Devoção

Os devotos participantes, que vieram de várias regiões da Capital e de diferentes cidades do Estado, renovaram promessas e agradeceram as graças alcançadas. O casal Gislaine e Daivdson veio agradecer pela saúde da filha Sofia de sete anos. Ao longo de todo o caminho, a procissão era aplaudida por quem assistia à passagem do cortejo religioso. Muitas pessoas, a maioria vestida de azul e branco, cores de Nossa Senhora, caminhavam com os pés descalços, numa clara demonstração de fé. Outros levavam imagens da santa, rosários, velas e flores, pedindo bênçãos e proteção para o ano. O percurso durou cerca de duas horas e quando a procissão chegou à igreja dos Navegantes aconteceu o momento de maior emoção entre os participantes que, em lágrimas, queriam ver de perto a imagem da padroeira.

As festividades religiosas encerraram-se com uma missa campal, celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler.

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi levada para a frente da igreja, para as missas das 16h e 18h. A programação ainda incluiu apresentação do padre Ezequiel Dal Pozzo, além da ida da imagem, no fim do dia, para dentro do altar, para mais visitações por parte dos devotos. Também estiveram na procissão o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, os vereadores Mauro Zacher, João Carlos Nedel e Wambert di Lorenzo, o provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Madaleno Brum e demais autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *