Domingo, 28 de abril de 2024

“As Camponesas” de Erico Santos percorrem o Estado

Os icônicos campos e as mulheres presentes nas obras de Erico Santos poderão ser conferidos pelos gaúchos em uma exposição que inaugura neste sábado (19), na Bublitz Galeria de Arte, em Porto Alegre.

As camponesas”, apresentadas na forma de pinturas e esculturas inéditas, têm vernissage, das 11h às 13h, na galeria localizada na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. A mostra, com 25 obras, fica no espaço até o dia 17 de dezembro.

E a exposição segue ainda, de forma itinerante, passando pelo interior e pelo litoral do Rio Grande do Sul. Cidades como Bagé, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul já estão confirmadas no roteiro. E as obras também seguirão para Atlântida, no Litoral Norte, para serem apreciadas pelos veranistas.

“Ao longo do ano, reforçamos nossa presença em todo o Estado com diversas exposições, palestras e eventos realizados em parceria com espaços culturais. Agora, temos a honra de levar a reconhecida obra de Erico Santos para também ser prestigiada em diversos pontos do Rio Grande do Sul. A arte está onde as pessoas estão”, ressalta o marchand Nicholas Bublitz.

O artista admirado e copiado

Erico Santos apresenta na exposição “As Camponesas” 25 obras inéditas. A maioria são pinturas que trazem os inconfundíveis campos, as cores, as colheitas e as mulheres que configuram a identidade do artista. Produzida ao longo da pandemia, a mostra também apresenta, pela primeira vez, esculturas produzidas em bronze e vidro.

Em uma delas foi esculpida a tradicional camponesa, em outra, um menino e sua pandorga. E as duas também ganharam versões na forma de pinturas com as cores tradicionais do artista. Outra novidade apresentada na exposição é o lançamento de uma série com quatro gravuras inéditas, serigrafias originais, numeradas e assinadas pelo artista, produzidas na editora Arteprints, de São Paulo, a mesma que imprime as obras de grandes nomes da arte como Aldemir Martins e Carybé.

A Galeria Bublitz e Erico Santos têm uma jornada em comum desde 1999. O premiado artista já expôs doze vezes no espaço, sendo 6 mostras individuais e 6 coletivas. Nascido em Cacequi, no interior do Estado, Santos se formou em direito na UFSM, mas sua paixão foi sempre o desenho e arte.

Do desenho publicitário da década de 70 até hoje, o artista já soma mais de 40 exposições individuais e mais de 300 exposições coletivas no Brasil, na Argentina, no México, nos Estados Unidos, na Espanha, na França, na Itália e na Inglaterra. Só neste ano, foram três exposições na Itália: Gênova, Reggio Calabria e Turim, onde recebeu um Atestado de Mérito na mostra “Maestri Reali”.

“Erico Santos é um dos artistas mais admirados e um dos mais copiados do país”, revela Nicholas Bublitz. “A pintura de Erico Santos é uma sinfonia de amarelos, cádmios, ocres, terras de siena, de quentíssimo colorido. Quentíssimo à primeira vista! Sua essencial pincelada gestual, em espontâneo namoro com a temática, se completa no hino vital. Campos, jardins, primavera em mapa humanístico”, observou o célebre Danúbio Gonçalves, em 2002, em uma análise que permanece atual.

“As Camponesas” de Erico Santos

Local: Bublitz Galeria de Arte
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Período: 19 de novembro a 17 de dezembro
Vernissage: 19 de novembro, das 11h às 13h
Visitação: segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h
Instagram: @bublitzgaleria e @ericosantos.artista

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Grávida, Carol Dias fala de mudança do corpo: “Uso as calças do Kaká”
“Entre o Céu e o Sal”, de Everton Behenck, será lançado em Porto Alegre no domingo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play