Quarta-feira, 19 de junho de 2024

“Avião-baleia” chega a Fortaleza e pousa no Brasil pela primeira vez

O avião cargueiro Airbus BelugaST, popularmente chamado de “avião-baleia”, pousou pela primeira vez no Brasil na tarde deste domingo (24). Ele chegou ao aeroporto de Fortaleza às 15h25, nesta que é a primeira viagem do cargueiro, um dos maiores aviões do mundo, à América Latina.

Curiosos compareceram ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e às redondezas para acompanhar a chegada da aeronave que tem o formato de uma baleia beluga. Parte dos visitantes se concentrou em uma área de observação próxima ao terminal de cargas e aplaudiu quando o avião tocou o solo.

O avião estacionou no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional. Quem desejar fotografar ou somente ver a aeronave tem autorização para fazer isso apenas do lado de fora do aeroporto.

A chegada do avião na Capital estava prevista para acontecer no sábado (23), mas por conta de alguns imprevistos a programação precisou ser alterada. O pouso da máquina em Fortaleza faz parte de uma parada estratégica antes de ir para Campinas (SP), para onde transportará um helicóptero ACH160.

Segundo o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 m de comprimento, 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. Ela tem autonomia para 1.650 quilômetros, a depender da quantidade de combustível e da carga.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

“Vice não pode ser pessoa que conspire contra você”, diz Bolsonaro
Homem encontra corpo submerso ao puxar linha de pesca em Santa Catarina
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play