Terça-feira, 18 de junho de 2024

Cena gastronômica de Porto Alegre ganha sabores especiais nas atividades da Feira do Azeite Gaúcho

Porto Alegre agora também pode ser chamada de Capital do azeite de oliva. Isso porque a cidade vem ganhando no 1° e 3° sábado de cada mês, das 8 às 12h, uma feira dedicada exclusivamente a esse “ouro líquido”.

A Feira do Azeite Gaúcho reúne produtores de várias regiões do Rio Grande do Sul, no coração do bairro Menino Deus, junto à sede da Secretaria da Agricultura, localizada na Avenida Getúlio Vargas 1384.

Os visitantes têm direito a provar e viver experiências sensoriais dos azeites de oliva gaúchos. O espaço é o local ideal aos amantes da gastronomia e curiosos que podem explorar o mundo de sabores e aromas que o azeite de oliva extravirgem nos oferece.
E o melhor, o evento acontece faça chuva ou faça sol. Pois o local tem espaço coberto e, ainda, com entrada e estacionamento gratuitos.

Na edição de 21 de outubro de 2023, sábado, quem comprar um azeite concorrerá a uma caixa de seis unidades. Os produtores de azeite vão usar parte da renda arrecadada também para a compra de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza direcionado às vítimas das enchentes.

Diferenciais da Feira do Azeite Gaúcho

Um dos aspectos mais cativantes da Feira é a possibilidade de conhecer a história de cada expositor e a ancestralidade desse alimento milenar. Os visitantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os produtores, aprendendo sobre as diversas variedades de oliveiras, métodos de colheita das azeitonas e os segredos por trás da produção de azeite de alta qualidade.

Além da possibilidade de apreciar as características distintas de cada variedade, bem como conhecer o universo dos blend’s.

A partir do último trimestre de 2023, a Feira do Azeite Gaúcho também vai dar início a uma série de workshops educativos abordando temas, como os benefícios à saúde do azeite de oliva extravirgem, inovações e tendências na produção, blends, métodos de extração, evidenciando um ambiente que busca impulsionar, ainda mais, a indústria do azeite gaúcho para o futuro.

Vale destacar que a Feira não se propõe a ser apenas um espaço de comercialização; é uma celebração da cultura da produção do azeite de oliva no Rio Grande do Sul, transformando o espaço em um evento repleto de sentidos e percepções.

Serviço:

Feira do Azeite Gaúcho – 1° e 3° sábado de cada mês, das 8 às 12h. Reunindo produtores de várias regiões do Rio Grande do Sul, no bairro Menino Deus, na sede da Secretaria da Agricultura, localizada na Avenida Getúlio Vargas 1384. Mais informações pelo Instagram @feiradoazeitegaucho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Filha de Neymar e Bruna Biancardi aparece de olhos abertos e fãs citam semelhanças com os pais
Fernanda Souza comanda reality inédito de confinamento: “Adoro coisas diferentonas”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play