Terça-feira, 18 de junho de 2024

Chega a 40.372 o número de mortes causadas pelo coronavírus no Rio Grande do Sul

Relatório oficial divulgado neste domingo (24) pela Secretaria da Saúde adicionou 1.120 testes positivos e quatro mortes à estatística do coronavírus no Rio Grande do Sul. Com a atualização, o Estado se aproxima de 2,63 milhões de casos confirmados da doença em menos de 29 meses de pandemia, com 40.372 desfechos fatais.

Cabe fazer a ressalva de que a quantidade de casos confirmados inclui pessoas infectadas mais de uma vez em diferentes épocas desde a primeira quinzena de março de 2020, quando foram notificadas as primeiras ocorrências. Não há, entretanto, dados oficiais sobre quantos indivíduos se enquadram em tal situação.

Já no que se refere às perdas humanas para a covid, o painel de monitoramento do governo gaúcho continua sem informar o perfil básico das vítimas – idade, gênero (feminino ou masculino) e cidade de residência. Essa falta de atualização perdura desde o dia 1º de julho.

Apenas uma dentre todas as 497 cidades gaúchas ainda não registra qualquer morte por covid: Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que desde o início da pandemia (março de 2020) acumula 473 casos confirmados, um dos quais é contabilizado no relatório deste domingo.

Outros dados da pandemia

Dentre os registros de contágio conhecidos até agora no Rio Grande do Sul, em quase 2,56 milhões o paciente já se recuperou (cerca de 98% do total). Outros 24.223 (em torno de 1%) são considerados casos ativos, ou seja, a pessoa está infectada e com possibilidade de transmitir a doença para outros indivíduos.

Esse contingente abrange desde os  indivíduos assintomáticos que permanecem em quarentena domiciliar até pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva (UTIs).

A taxa média de ocupação por adultos nesse tipo de estrutura hospitalar estava em 86% no fim da tarde, contra 86,2% no dia anterior. Esse índice resulta da proporção de 1.718 pacientes para 1.998 vagas, de acordo com dados do painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br.

Já as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid chegam a 126.732 (cerca de 5% dos testes positivos realizados até agora). O número diz respeito aos registros desde março de 2020, época das primeiras notificações de casos de coronavírus entre os gaúchos.

As informações podem ser conferidas no portal ti.saude.rs.gov.br, bem como em outras plataformas e redes sociais do governo gaúcho. Os dados estão sempre sujeitos a eventual atraso na atualização, mas proporcionam confiabilidade e passam por revisões constantes.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Preso homem que agrediu três mulheres com machadinhas na saída de uma festa em Gramado
Saiba os sintomas e como evitar o contágio por monkeypox, a “varíola dos macacos”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play