Domingo, 19 de maio de 2024

Combate à dengue em Porto Alegre: bairro Jardim do Salso recebe aplicação de inseticida

A partir das 9h desta quarta-feira (10), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre aplicará inseticida em ruas do bairro Jardim do Salso (Zona Norte). No foco da ofensiva – a 15ª do tipo na cidade desde janeiro – está conter a infestação do mosquito transmissor da dengue, doença que avança na capital gaúcha nos últimos meses.

O roteiro tem como ponto de partida a esquina das ruas Professor Abílio Azambuja e São Lucas. Será realizado o bloqueio químico na Ângelo Crivellaro, São Benedito, Santa Isabel e Waldomiro Souza. Em caso de chuva, a atividade pode ser adiada.

As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que coordena o trabalho de campo, e têm por objetivo reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, inseto-vetor da doença por meio da picada da fêmea do inseto.

“É importante que os moradores verifiquem quintais e o entorno das residências e pátios de prédios, eliminando qualquer ponto de água parada, incluindo as plantas como bromélias”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde municipal (DVS), Evelise Tarouco da Rocha.

Sintomas

As autoridades reforçam a importância de se procurar atendimento nos serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas. Com isso, evita-se o agravamento da doença e uma possível evolução para óbito.

Medidas preventivas contra a proliferação do mosquito-vetor também são fundamentais. É o caso da  eliminação de focos de água parada, a fim de cortar o ciclo de vida do inseto já na fase de larva. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra a picada.

– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias.

– dor retro-orbital (atrás dos olhos).

– dor de cabeça.

– dor no corpo.

– dor nas articulações.

– mal-estar geral.

– náusea.

– vômito.

– diarreia.

– manchas vermelhas na pele (com ou sem coceira).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Grêmio perde em casa para o Huachipato e se complica na Copa Libertadores da América
Câmara dos Deputados aprova o projeto que retoma cobrança do DPVAT para motoristas e inclui trecho que altera o arcabouço fiscal
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play