Terça-feira, 21 de maio de 2024

Combate ao mosquito da dengue em Porto Alegre: ruas do bairro Bom Jesus recebem aplicação de inseticida

A partir das 9h desta terça-feira (2), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará em nove vias públicas do bairro Bom Jesus (Zona Leste) a 12º aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue neste ano em Porto Alegre. O objetivo é conter a infestação do Aedes aegypti na fase adulta, quando transmite a doença.

Serão percorridos, ao todo ou em parte, as ruas Encruzilhada, Doutor Murtinho, Manuel Xavier e Sinval Saldanha, além de trechos das avenidas Protásio Alves, São Lucas, Palestina e São Benedito. O ponto de partida é o número 20 da rua das Camélias.

Coordenadora da atividade, a veterinária Gabriela Santiago explica que o chamado “bloqueio químico” elimina os insetos adultos que estão voando no momento da aplicação, não sendo eficaz para eliminação de ovos ou larvas do inseto: “Por isso é importante a eliminação de criadouros”.

A dengue que avança no Rio Grande do Sul ao longo dos últimos meses. Desde janeiro, são 47 mortes em diferentes cidades, sendo que Porto Alegre tem um caso fatal, registrado na última semana de março.

Sintomas e recomendação

As autoridades estaduais reforçam a importância de se procurar atendimento nos serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas. Com isso, evita-se o agravamento da doença e uma possível evolução para óbito.

Medidas preventivas contra a proliferação do mosquito-vetor também são fundamentais. É o caso da  eliminação de focos de água parada, a fim de cortar o ciclo de vida do inseto já na fase de larva. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra a picada.

– febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias.

– dor retro-orbital (atrás dos olhos).

– dor de cabeça.

– dor no corpo.

– dor nas articulações.

– mal-estar geral.

– náusea.

– vômito.

– diarreia.

– manchas vermelhas na pele (com ou sem coceira).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Projeto esportivo oferece bolsas gratuitas para crianças e adolescentes de Porto Alegre
Mais de 40 bairros de Porto Alegre ficam sem água nos próximos dias
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play