Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de abril de 2025
Localizada na esquina da rua Demétrio Ribeiro com avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio apresenta até o dia 7 de maio uma programação variada de filmes da França, Itália e Índia, além de produções brasileiras e uma sessão especial alusiva à 14ª Bienal do Mercosul. Os detalhes estão no site capitolio.org.br.
Às 19h30min desta terça-feira (29), a atração em cartaz é o filme “Planeta Feminino”, seguido de debate com as presenças das personagens Angélica Santos e Renata Koch Alvarenga, junto à diretora Aletéia Selonk, para um debate. Entrada franca.
Já às 19h de quarta (30), a Bienal inspira a exibição do documentário “O Que é Nosso: Reclaiming The Jungle”, de Allyson Alapont, Jerry Clode e Murilo Yamanaka, seguida de debate com integrantes do Coletivo Arruaça. Entrada franca.
Em paralelo, estará em cartaz um programa duplo com os novos filmes do francês Leos Carax e da italiana Alice Rohrwacher, além da cópia restaurada de “Onda Nova”, clássico brasileiro de Ícaro Martins e José Antonio Garcia.
A partir de quinta (1º), feriado do Dia do Trabalhador, a Cinemateca exibe o longa indiano “Sempre Garotas”, dirigido por Shuchi Talati e premiado no júri popular do festival Sundance de 2024.
Outro destaque é a Sessão Vagalume do Programa de Alfabetização Audiovisual apresenta uma história sobre a criatividade como ferramenta para lidar com as dificuldades da vida. “O Sonho de Clarice”, dirigido por Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, será exibido no sábado (3) e domingo (4), às 15h. O valor do ingresso é R$ 4.
Ainda no domingo, às 18h30min, o ator e dramaturgo Artur José Pinto, falecido em novembro de 2023, receberá uma homenagem de colegas e do público, com a exibição do longa-metragem “Bio: Construindo Uma Vida”, de Carlos Gerbase, um dos últimos trabalhos de Artur na tela. Entrada franca.
Programação
– Terça-feira: 15h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 17h – Onda Nova; 19h30 – Planeta Feminino.
– Quarta-feira: 15h – Vermelho Bruto; 19h – O Que é Nosso + debate.
– Quinta-feira: 15h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 17h – Onda Nova; 19h – Sempre Garotas.
– Sexta-feira: 15h – Onda Nova; 17h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 19h – Sempre Garotas.
– Sábado: 15h – Sessão Vagalume: O Sonho de Clarice; 17h – Onda Nova; 19h – Sempre Garotas.
– Domingo: 15h – Sessão Vagalume: O Sonho de Clarice; 17h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 18h30 – Bio (homenagem a Artur Pinto).
– Terça-feira: 15h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 17h – Onda Nova; 19h – Sempre Garotas.
– Quarta-feira: 15h – Onda Nova; 17h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu; 19h – Sempre Garotas.
(Marcello Campos)