Terça-feira, 18 de junho de 2024

Estados Unidos, México e Canadá registram eclipse solar total

Nesta segunda-feira (8) aconteceu o eclipse solar total que foi visível nos Estados Unidos, México e Canadá. Para quem não estava nesses territórios, foi possível acompanhar o evento por transmissões ao vivo.

Um eclipse solar total é visível quando a Lua passa entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível, que é a parte mais externa do Sol que não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela.

O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural. Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.

Um eclipse solar total acontece em média a cada 18 meses em algum lugar do planeta, segundo o Observatório Nacional, entretanto, por percorrerem uma faixa estreita, esse tipo de fenômeno parece raro.

Brasil
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.

Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. A faixa do eclipse vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.

As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Caixa inicia contratação de financiamentos com FGTS Futuro
Combate à dengue em Porto Alegre: ruas do bairro Higienópolis recebem aplicação de inseticida nesta terça
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play