Sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 8 de abril de 2024
A nova oportunidade de parcelamento do IPTU 2024 oferecida pela SMF (Secretaria Municipal da Fazenda) possibilitou que 25,2 mil porto-alegrenses realizassem o pagamento da primeira parcela com juros reduzidos. Quem ainda não realizou a negociação, está em dívida ativa com município, com processo de cobrança judicial e nome inserido no cadastro de restrição de crédito.
“Oferecemos o parcelamento de ofício para promover a autorregularização. Com isso, os contribuintes puderam aproveitar os juros reduzidos e evitaram mais encargos com a cobrança judicial. É importante agora lembrar de emitir a guia mensalmente ou cadastrar em débito em conta para não perder o benefício”, destaca o secretário Rodrigo Fantinel.
Débito automático
Quem aderiu ao parcelamento de ofício tem o vencimento das parcelas sempre no último dia útil do mês. Uma das formas recomendadas para não perder a data é cadastrar em débito automático. Para isto, o contribuinte deve acessar o site do IPTU e clicar no link correspondente ao cadastro bancário.
Com o número da inscrição do imóvel será possível acessar o documento que contém a autorização do débito. Este documento pode ser levado fisicamente ao banco ou o código gerado inserido no aplicativo da conta, conforme a instrução de cada instituição bancária.
Cadastro de e-mail
Quem não realizar o débito em conta, deve cadastrar o e-mail neste link para receber de forma automática os documentos mensalmente. Ao clicar no link, o contribuinte é direcionado a página “Guias de IPTU por e-mail”, onde deve informar a inscrição do imóvel, CPF ou CNPJ do proprietário e o e-mail no qual deseja receber as faturas.
Quem ainda não confirmou o parcelamento, deve regularizar a situação no site da Fazenda, no link IPTU em dívida. Ao realizar o pagamento da primeira parcela, a retirada do nome das agências de restrição de crédito é automática.