Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de 67% de todos os gaúchos já estão com o esquema completo de imunização contra covid

Quase 7,36 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul já estão com o esquema vacinal completo. Divulgada nesta terça-feira (23) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a estatística abrange tanto os procedimentos de segunda dose de Coronavac, Oxford ou Pfizer, quanto as aplicações da injeção única do imunizante da Janssen.

Por segmento populacional, esse contingente abrange 84,8% dos adultos (a partir de 18 anos), bem como 14,4% dos adolescentes (12 a 17 anos), 78,6% dos cidadãos aptos a serem vacinados (qualquer indivíduo dos 12 anos em diante) e, em média, 67,1% de todos os habitantes dos 497 municípios gaúchos, que totalizam cerca de 11,3 milhões.

Para que seja possível atingir a imunidade coletiva no Estado, é necessário vacinar pelo menos 70% da povo gaúcho com as duas doses ou dose única, conforme estimativa da SES. Mas isso precisa ser feito de forma homogênea entre municípios e faixas etárias. De acordo com a SES, o ideal é atingir 90% de cobertura vacinal completa.

No caso específico da Janssen, as aplicações somam 303.701 até o momento. Por fim, a dose de reforço já chegou aos braços de pelo menos 1,05 milhão gaúchos, em todos os 497 municípios – a proteção-extra é oferecida a todos os cidadãos na faixa etária a partir de 18 anos, mediante intervalo mínimo de cinco meses a partir da segunda injeção (exceto para imunossuprimidos, com um prazo menor).

Primeira dose também avança

Em relação à primeira dose de qualquer uma das três vacinas de dupla etapa, são mais de 8,83 milhões de habitantes do Estado contemplados pela primeira dose, o que representa 95,2% dos maiores de idade, bem como 78,3% dos adolescentes, 95,2% do público imunizável e 80% da população geral.

Os quantitativos, índices de cobertura e outros detalhes foram apurados no final da tarde e podem ser consultados na plataforma oficial de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde, com dados relativos a toda a campanha, iniciada em 19 de janeiro – desde então, são mais de 17,5 milhões de doses aplicadas. Confira em vacina.saude.rs.gov.br.

Estatística de cada fármaco

Quanto à cobertura vacinal pelos imunizantes ministrados em duas etapas, o predomínio de primeiras doses no Rio Grande do Sul é do fármaco de Oxford-Astrazeneca (42,4%). Em seguida aparecem a Pfizer-Comirnaty (31,4%) e a Coronavac-Butantan (26,1%).

Nos procedimentos de segunda injeção, no topo do ranking estadual também está a vacina de Oxford (46,3%), tendo como vice-líder a Coronavac (24,8%). O terceiro lugar é ocupado pela Pfizer (29%).

A Janssen (produzida na Suécia pela norte-americana Johnson & Johnson) – cuja introdução na campanha foi realizada no dia 26 de junho – chegou até agora a 303.694 braços, conforme já mencionado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

Violência doméstica: 30% das mulheres dizem que já foram ameaçadas de morte pelo parceiro ou pelo ex, indica pesquisa
Nove em cada dez brasileiros temem que local de maior risco de assassinato de mulheres é dentro da própria casa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play