Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Número de mortes no RS sobre para 163. Estado também registra 64 desaparecimentos

Balanço atualizado pela Defesa Civil Estadual nessa quinta-feira (23) elevou para 163 as mortes causadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Outros 64 gaúchos ainda não foram encontrados e quase 648 mil ainda não voltaram para casa (quase 66 mil permanecem em abrigos públicos). Já os resgates abrangem cerca de 82,7 mil pessoas e 12,4 mil animais.

Dentre perdas humanas e materiais, mais de 2,34 milhões dos 11,3 milhões de habitantes (20,7%) do Estado tiveram suas vidas afetadas de algum modo pela tragédia climática. Ao menos 469 dos 497 municípios (94,3%) registram danos e prejuízos, em uma estatística que inclui o impacto à mobilidade rodoviária, no momento com bloqueios parciais ou totais em 74 trechos de 40 estradas estaduais ou federais.

As operações de apoio, por sua vez, contam com um efetivo superior a 27,7 mil profissionais de segurança e salvamento, além de milhares de voluntários. Reforçam a logística quase 4,1 mil viaturas, 14 aeronaves (aviões e helicópteros) e 263 embarcações náuticas.

Serviços essenciais

Já no que se refere à falta de serviços essenciais como água, luz e telefonia/internet, o governo gaúcho forneceu a seguinte atualização, com base em informações prestadas por empresas e concessionárias desses segmentos:

– RGE Sul: 90.900 pontos sem energia elétrica (3% do total de clientes);
– CEEE Equatorial: 86.322 pontos sem energia elétrica (4,6% do total de clientes);
– Corsan: Sistema normalizado. A companhia continua trabalhando, porém, no restabelecimento do serviço em pontos específicos;
– Vivo: 3 municípios sem serviços de telefonia e internet.
– Claro: Serviço normalizado.
– Tim: Serviço normalizado.

Aeroportos

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, continua com operações suspensas por tempo indeterminado. Já as unidades administradas pelo governo gaúcho funcionam normalmente – Canela, Capão da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Torres. O mesmo vale para as administradas pelas prefeituras de Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul e pela concessionária CCR (Bagé, Pelotas e Uruguaiana).

Envio de alertas

Qualquer cidadão pode se cadastrar para recebimento de alertas meteorológicos da Defesa Civil Estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por mensagem SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, habilitando o envio dos avisos.

Também é possível se cadastrar por meio do aplicativo whatsapp. A adesão exige o registro pelo telefone (61) 2034-4611. Inicia-se então o contato por meio de um robô de atendimento, digitando-se apenas “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para começar a receber as mensagens.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 47 milhões
Conselho Monetário Nacional antecipa regra para estimular bancos a emprestarem ao RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play