Terça-feira, 30 de abril de 2024

O governo do Estado lançará o Atlas Solar do Rio Grande do Sul nesta terça-feira

O governador José Ivo Sartori lançará oficialmente nesta terça-feira o Atlas Solar do Rio Grande do Sul. O ato ocorrerá no Palácio Piratini e contará com a presença da secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta. O Atlas será um importante instrumento para utilização no desenvolvimento de políticas públicas e no incentivo ao uso da energia do sol para a produção de energia elétrica ou para o aquecimento de água.

O material exibe as informações detalhadas do potencial de radiação solar, apontando os locais mais adequados para a implantação de sistemas de produção de energia a partir da energia solar. O trabalho do Atlas é complementar a outros, tais como os Atlas Eólico (2014) e das Biomassas (2016).

Potencial da energia solar

O Atlas Solar do Rio Grande do Sul foi desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Radiação Solar e Ciências Atmosféricas da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), com o apoio do Fapergs (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e do CNPq, sendo uma fonte de pesquisa sobre o potencial da energia solar do Estado e uma importante ferramenta para a elaboração de projetos que utilizem esse tipo de energia, bem como para investimentos na área.

Elaborado com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Atlas surge em um momento em que a energia solar se destaca nas discussões sobre o uso de energias renováveis.

Segundo dados de um relatório divulgado pela ONU Meio Ambiente, em 2017 a energia solar aumentou a capacidade de geração elétrica do que a energia gerada por combustíveis fósseis: foram 98 GW, enquanto usinas de carvão, no mesmo período, geraram 35 GW; a energia nuclear gerou 11 GW e o petróleo, 3 GW. No mesmo relatório, percebeu-se um aumento nos investimentos na área da energia solar: foram 160,8 bilhões de dólares, um aumento de 18% em relação a 2016.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Últimas semanas para quitar dívidas do ICMS com descontos de até 100% nas multas
Pela primeira vez um magistrado gaúcho preside o Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play