Sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 13 de dezembro de 2023
Um estudo recente da Tunad confirmou que a contratação de Suárez pelo Grêmio foi uma ótima sacada da direção gremista. Além disso, revelou uma estratégia de marketing excepcional para o clube gaúcho. A pesquisa da empresa de Inteligência de Mídia realizou um comparativo entre os períodos de janeiro a novembro de 2022 e 2023, evidenciando as transformações positivas nas diversas esferas do clube.
Além dos ganhos monetários diretos é possível notar a valorização da marca do clube, um benefício intangível que se traduz em prestígio. Outro ponto relevante, é a valorização dos passes dos companheiros de equipe, indicando uma influência positiva que vai além do desempenho individual. Para o clube gaúcho, Suárez não apenas ajudou nos campos de jogo, mas também nos corredores do marketing e nos bastidores do sucesso financeiro do clube
Para compreender esses resultados, a pesquisa utilizou uma abordagem analítica, examinando a variação no crescimento de buscas no Google relacionadas ao Grêmio e a Suárez durante os períodos mencionados. Além disso, analisou a frequência das palavras “Grêmio” e “Suárez” nos pronunciamentos de TV.
Os resultados revelaram que as palavras-chave relacionadas ao “Sócio Grêmio” foram as que apresentaram maior crescimento, com um impressionante aumento de 15,7% no período analisado. Em seguida, observou-se um crescimento de 13,2% para “Suárez”, 7,2% para “Grêmio” e 5,9% para “Camisa Grêmio”.
No que diz respeito à exposição na mídia, a análise mostrou um aumento exponencial nas menções tanto ao “Grêmio” quanto ao “Suárez” na Globo São Paulo. A palavra “Grêmio”, que teve 877 identificações de janeiro a novembro de 2022, saltou para 3198 no mesmo período de 2023, representando um surpreendente aumento de 264%.
Da mesma forma, a palavra “Suárez” foi pronunciada 49 vezes em 2022, elevando-se para 123 em 2023, um aumento de 151%, que só não foi mais expressivo em decorrência do alto número de citações sobre o jogador, principalmente no final de 2022, na Copa do Mundo. Mesmo com o Grêmio na Série B no ano passado, o aumento de citações pelo clube este ano foi exponencial.
Dessa forma, o estudo mostra que a contratação de Luis Suárez pelo Grêmio não só fortaleceu a equipe em campo, mas também teve um impacto na visibilidade do clube e para os cofres do Imortal.
Pelo Grêmio, Luisito atuou por uma temporada, com 29 gols e 17 assistências em 2023. Foi o artilheiro da equipe e o líder em assistências do time, além de um dos principais jogadores do futebol brasileiro no ano. Ele conquistou os títulos da Recopa Gaúcha e do Gauchão com a camisa tricolor.