Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de maio de 2026
A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa terça-feira (26), uma operação para desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar o Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao todo, seis mandados foram cumpridos em Maceió e em São Paulo.
De acordo com a PF, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas. Durante a operação, foram apreendidos smartphones e mídias, que serão analisados no decorrer das investigações.
Segundo a polícia, os investigados utilizavam documentos de identificação falsificados para realizar o Exame da Ordem.
A PF informou ainda que as investigações tiveram início em outubro de 2025, após a prisão em flagrante de um suspeito durante a prova prático-profissional da segunda fase do 44º Exame da OAB. O suspeito, que não teve o nome divulgado, estaria se passando por um candidato regularmente inscrito. A polícia não informou em qual local ele foi preso.
As investigações da Polícia Federal também apontaram a existência de uma possível estrutura de intermediação de interessados na aprovação no exame, com acerto financeiro e promessa de êxito, além da participação de um falsário responsável pela produção dos documentos de identificação usados no esquema.
Há indícios de que o grupo também tenha atuado nas provas do 42º e do 43º Exames da OAB.
Apoio
O Conselho Federal da OAB, por meio da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado (CONEOR) e da Comissão Nacional de Exame de Ordem (CNEOR), manifestou integral apoio às investigações que apuram supostas fraudes relacionadas à realização do Exame de Ordem Unificado (EOU)
Em nota, o CFOAB reafirma que a lisura, a credibilidade e a segurança do Exame de Ordem “são pressupostos inegociáveis para a advocacia brasileira e destaca que mantém permanente cooperação com os órgãos de investigação e fiscalização competentes para prevenir, identificar e coibir qualquer tentativa de fraude.”
A Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado e a Comissão Nacional de Exame de Ordem ressaltam, ainda, que “eventuais condutas ilícitas serão rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes, com a adoção de todas as medidas cabíveis no âmbito institucional.”
O Conselho Federal da OAB afirmou que seguirá acompanhando o andamento das investigações para que todos os fatos sejam apurados e os responsáveis, assegurado o devido processo legal, seja devidamente punidos. (Com informações do portal de notícias g1 e da OAB)