Quarta-feira, 16 de julho de 2025

População de Porto Alegre tem maior expectativa de vida dentre as capitais brasileiras

Levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que Porto Alegre divide com Belo Horizonte (MG) o status de capital brasileira com maior expectativa de vida média da população: 72 anos. O indicador supera em uma década e meia o de Boa Vista (RR), em último lugar (57 anos).

A mais populosa cidade gaúcha também aparece como a oitava menos desigual entre ricos e pobres – o melhor desempenho nesse quesito é o de Curitiba (PR) e o pior ficou com Porto Velho (RO). O documento leva em consideração 40 aspectos, relacionados a estatísticas sobre saúde, educação e renda, contabilizadas por órgãos do governo federal.

Coordenador-geral do instituto responsável pela coleta e tabulação dos dados, Jorge Abrahão explica que a idade média ao morrer é o resultado de uma combinação de fatores:

“Geralmente, existe um problema maior de mortalidade jovem e infantil, que por sua vez refletem questões como saúde, violência, saneamento e habitação. O Mapa oferece às capitais um panorama geral onde se pode observar demandas urgentes a serem enfrentadas”.

Ranking completo

– Porto Alegre (RS): 72 anos.
– Belo Horizonte (MG): 72 anos.
– Rio de Janeiro (RJ): 71 anos.
– Curitiba (PR): 70 anos.
– Florianópolis (SC): 70 anos.
– São Paulo (SP): 70 anos.
– Vitória (ES): 70 anos.
– Natal (RN): 69 anos.
– Fortaleza (CE): 68 anos.
– Goiânia (GO): 68 anos.
– João Pessoa (PB): 68 anos.
– Recife (PE): 68 anos.
– Belém (PA): 67 anos.
– Campo Grande (MS): 67 anos.
– Aracaju (SE): 66 anos.
– Cuiabá (MT): 65 anos.
– Maceió (AL): 65 anos.
– Salvador (BA): 65 anos.
– Teresina (PI): 65 anos.
– Rio Branco (AC): 64 anos.
– São Luís (MA): 64 anos.
– Porto Velho (RO): 61 anos.
– Manaus (AM): 59 anos.
– Palmas (TO): 59 anos.
– Macapá (AP): 58 anos.
– Boa Vista (RR): 57 anos.

Estudo do IBGE

Em novembro passado, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) publicou estudo apontando em 75,5 anos a expectativa média de vida dos cidadãos do País. Os dados mostraram, de forma inédita, os impactos da pandemia de covid sobre tal indicador, uma vez que os números de 2020 e 2021 (76,8 e 77 anos, respectivamente), ainda não levavam em conta as mortes provocadas pela doença em território nacional.

Para as mulheres, o número ficou em 79 anos, abaixo dos 80,1 anos de 2019, ao passo que a dos homens foi de 72 anos, taxa também inferior aos 73,1 anos do último período antes da chegada do coronavírus. O trabalho trouxe outras informações importantes, como a de que a expectativa de vida dos brasileiros em 2022 foi a menor desde 2017.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Estradas da Serra Gaúcha e Vale do Caí ganham neste sábado cinco postos de pedágio eletrônico sem cancelas
Justiça aceita denúncia contra 25 investigados por fraudes em licitações na cidade gaúcha de Rio Pardo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play