Quarta-feira, 29 de junho de 2022

loader

Porto Alegre receberá mais de R$ 9 milhões pela campanha do ITBI Reduzido

A campanha ITBI Reduzido, realizada pela Secretaria Municipal da Fazenda, beneficiou 726 contribuintes que aproveitaram a redução de 3% para 1,5% da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), totalizando R$ 9,3 milhões que ingressarão para a prefeitura de Porto Alegre. Com o pagamento do imposto, os contribuintes estão aptos à regularização das transações imobiliárias antigas, os chamados contratos de gaveta.

“O incentivo trouxe benefícios tanto para o contribuinte, que teve regularizada a transação do seu imóvel, quanto para o município que, além de receber o valor devido do ITBI, deixa de ter gastos com execuções fiscais e outros custos de conformidade pela não formalização dos negócios”, observou o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

O prazo para o encaminhamento dos processos encerrou-se em 30 de abril. O benefício abrangia transações imobiliárias realizadas até 31 de dezembro de 2020 e que não estavam formalizadas nos Tabelionatos de Registros de Imóveis e, consequentemente, junto ao Cadastro Imobiliário e Fiscal do Município. O balanço foi apresentado nesta quinta-feira (23) pela Receita Municipal.

Pagamento parcelado

Para os adquirentes de imóveis que acabam não formalizando suas transações imobiliárias devido ao custo monetário (cartório e tributos), a Secretaria da Fazenda informa que o pagamento do ITBI pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Covid: Brasil notifica 365 óbitos e 72 mil casos em 24 horas
Bolsa de valores brasileira fecha no menor nível desde 2020, e dólar chega a 5 reais e 23 centavos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play