Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Primeiro-ministro do Reino Unido e vice-presidente dos Estados Unidos chamam conflito na Ucrânia de “guerra global”

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, condenaram os países que apoiaram os esforços do presidente russo, Vladimir Putin, na Ucrânia, disse o gabinete de Sunak, descrevendo a guerra como uma “guerra global”.

“O primeiro-ministro e a vice-presidente Harris condenaram os países que apoiaram os esforços de Putin política e militarmente”, disse seu gabinete em um comunicado após a reunião na Conferência de Segurança de Munique no sábado.

“Eles concordaram que a guerra de Putin na Ucrânia é uma guerra global, tanto em termos de impacto na segurança alimentar e energética quanto em termos de implicações para normas internacionalmente aceitas, como soberania”, acrescentou o comunicado.

O encontro que reúne os dezenas de chefes de Estado do mundo todo mostrou a forma como os EUA e a Europa estão olhando para o conflito. Pela primeira vez de forma oficial, Washington acusou a Rússia por “crimes contra a humanidade”.

“Examinamos as provas, conhecemos as normas legais e não há dúvida de que se trata de crimes contra a humanidade”, disse Kamala Harris para os demais líderes.

Para comprovar sua tese, Harris citou os seguintes casos, que segundo Washington, foram cometidos por militares russos na Ucrânia:

– Execuções sumárias;
– Tortura;
– Estupro;
– “Transferência” de centenas de milhares de civis ucranianos para a Rússia, sem o consentimento deles.

“Afirmo a todos os que perpetraram esses crimes e a seus superiores ou cúmplices: vocês responderão por eles”, acrescentou Kamala Harris.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Controladoria-Geral da União investiga suspeita de ação hacker em cartão de vacinação de Bolsonaro
Ex-ministro da Saúde afirma que Bolsonaro não tomou vacina escondido e que tal informação pode ser ação de um hacker
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play