Sábado, 08 de fevereiro de 2025

Putin escolheu essa guerra, diz Biden

Anunciando novas sanções sobre Moscou, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, possui total responsabilidade pelo ataque a Ucrânia e agora irá enfrentar as consequências de sua escolha.  Além disso, de acordo com o mandatário dos EUA, “todas as nações que ficarem do lado da Rússia terão suas reputações manchadas”.

“Putin é o agressor. Putin escolheu essa guerra. E agora ele e seu país irão arcar com as consequências, disse o presidente em pronunciamento na Casa Branca nesta quinta-feira (24).

O presidente norte-americano afirmou que o ataque contra a Ucrânia “não foi provocado” e que foi “premeditado por Putin”.

“Putin é o agressor e quem começou a guerra”, afirmou, acrescentando que “nunca foi uma questão de se defender”, disse. “Hoje, estou autorizando sanções fortes e novos limites sobre o que pode ser exportado para a Rússia, com custos fortes à Rússia agora e ao longo do tempo”, acrescentou.

Falando na Casa Branca, Biden também disse que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e planejava sancionar outros bancos russos. Porém, ele informou que as sanções ainda não incluem banir o país do sistema bancário SWIFT.

Biden afirmou que nomes da elite russa também serão atingidos pelas sanções, além de acesso a tecnologia e financiamentos, o que pode impactar até o “programa espacial russo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro discursa pela segunda vez em São Paulo e não se manifesta sobre invasão da Ucrânia pela Rússia
Aeronaves russas soltaram paraquedistas em aeroporto perto de Kiev, diz Ucrânia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play