Terça-feira, 05 de julho de 2022

loader

Reino Unido e União Europeia acertam acordo sobre o Brexit

O Reino Unido e a União Europeia acertaram, na manhã desta quinta-feira (17), um novo acordo sobre o Brexit, depois de diversas negociações para impedir a separação sem um pacto definidos. O premiê britânico, Boris Johnson, falou sobre a definição nas redes sociais. “Temos um ótimo novo acordo. Agora o parlamento deve concluir o Brexit no sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, o [combate] ao crime violento e [a defesa do] meio ambiente”, pontuou o primeiro-ministro.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também fez declarações no Twitter. “Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido. Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo. Já era tempo de finalizar o processo de divórcio e avançar o mais rapidamente possível para negociações da futura parceria da UE com o Reino Unido”, informou Juncker.

Para que os dois lados fizessem um acordo, era necessário resolver a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (país independente que integra o bloco europeu). A exigência do governo irlandês e da União Europeia era de que o limite entre os dois territórios continuasse aberto. Ficou decidido, portanto, que a Irlanda do Norte vai permanecer alinhada a um conjunto limitado de regras da UE, inclusive às normas relacionadas à circulação de mercadorias, e servirá como um “ponto de entrada” no mercado único da União Europeia.

Logo depois do anúncio do novo acordo, a libra esterlina e o euro aumentaram em relação ao dólar. A moeda do Reino Unido aumentou 6% contra a moeda americana nas últimas seis sessões, maior série de ganhos desde outubro de 1985.

Agora, se passar pelo parlamento britânico, o texto do acordo entre as partes também deve ser aprovado pelo Parlamento europeu, em Estrasburgo (França).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Com aprovação do Senado, megaleilão do pré-sal prevê recursos de R$ 29 milhões para Porto Alegre
Eduardo Bolsonaro recebe apoio de aliados para se tornar líder do PSL
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play