Domingo, 16 de junho de 2024

Seminário de Articulação do Fórum Social Mundial da População Idosa ocorre nesta quarta-feira, em Porto Alegre

O Instituto Amigos do Fórum Social Mundial realiza na tarde desta quarta-feira (06), a partir das 14h, o 3º Seminário de Articulação do VII Fórum Social Mundial da População Idosa 2022.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, ocorre de forma híbrida e está inserido nas programações do Mês do Idoso do município e da Semana Estadual da Pessoa Idosa. A abertura do evento contará com a presença do prefeito em exercício, Márcio Bins Ely.

Presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, o seminário acontecerá no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 – 14º andar – Centro Histórico).

O 7º Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2022 e está inserido na programação oficial dos 250 anos de Porto Alegre. Desde 2012, a Lei Municipal 11.380 garante a realização do evento por meio de um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

De acordo com o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, a Agenda 2020/2030, anunciada pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde – marcando a Década do Envelhecimento Saudável – é balizadora para o estímulo da promoção de políticas públicas voltadas para essa população.

“É dever de todo gestor público ter um olhar atento aos que mais precisam, em qualquer faixa etária, mas tendo o entendimento de que o envelhecimento saudável passa necessariamente por políticas públicas de qualidade”, afirma.

Marcantônio destaca que essas políticas não devem ser apenas na área da saúde, pois o idoso atua em vários segmentos. “Na área da cultura, o conhecimento do idoso deve ser democratizado, pois é muito rico e pouco aproveitado. É nosso propósito fazer com que o 7º Fórum Social Mundial seja um marco na área cultural”, comenta. O secretário reforça, ainda, a importância da continuidade do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, que nasceu do Fórum Social Mundial.

“A mobilização da sociedade para a continuidade desse importante evento anual, inserido no calendário oficial de Porto Alegre, é fundamental e teve início com o Orçamento Participativo, que é uma referência no mundo”, diz.

Debate

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão, reforça a importância do evento. “A realização de debates sobre envelhecimento em Porto Alegre no mês de janeiro, pela sétima vez, significa o forte interesse em avançar neste novo e apaixonante tema. Nos próximos anos, cada vez mais este será o debate empolgante, bem mais que a questão ambiental”, destaca. Falcão manifesta o desejo pela realização de 3ª Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento – AME III no Brasil, reforçando a importância que o tema tem para o país, Estado e Porto Alegre.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de idosos

Criminosos são presos após furtarem objetos de uma casa em Sapiranga, no Vale do Sinos
Obra da Severo Dullius, na Zona Norte de Porto Alegre, atinge 75% de execução
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play