Sábado, 02 de março de 2024

Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe mais de 11 mil ligações em uma semana

Na semana entre 11 a 17 de novembro, o atendimento 156 da prefeitura de Porto Alegre recebeu 11.057 ligações. A maior parte (38,37% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas de água (emissão de segunda via e trocas de titularidade), verificação de falta no fornecimento e verificação de hidrômetro.

Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas), obstrução de vias, sinalização de trânsito e apresentação de condutor infrator representaram demandas significativas (25,43%). A população questionou também sobre atendimento nas unidades de saúde, locais e horários de vacinação e como se dá a forma de atendimento aos acamados.

Além disso, a população perguntou sobre IPTU/TCL, guia de pagamento (solicitação das guias por e-mail), nota fiscal eletrônica, situação cadastral e atualização de cadastro (12,7%). Também coletas em geral, descarte irregular (denúncia e recolhimento), coletas de caliça, capina e roçada e varrição em vias públicas (8,14%).

Entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e animal doente com tutor.

WhatsApp

Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 11 a 17 de novembro, a Ouvidoria recebeu 152 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, poda de árvore e tapa buraco.

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