Segunda-feira, 22 de abril de 2024

WhatsApp lança “supergrupos”, mas Brasil só terá recurso em 2023

O aplicativo de mensagens WhatsApp está lançando globalmente o recurso “Comunidades” para organizar vários grupos em estruturas maiores, além de outros recursos, como grupos com mais de mil integrantes e enquetes, disse a empresa da Meta nesta quinta-feira (3). Para o Brasil, no entanto, a ferramenta não será lançada antes de 2023.

Isso porque, quando foi anunciada, em abril passado, a novidade gerou temores com relação ao combate à circulação de informações falsas durante as campanhas eleitorais. O WhatsApp informou, na época, que o “Comunidades” não seria lançado no país antes do término das eleições.

Em agosto, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recebeu um ofício do WhatsApp afirmando que o “Comunidades” não seria implementado no Brasil antes de 2023.

O “Comunidades” reunirá vários grupos de conversa sob guarda-chuvas maiores, onde os administradores podem enviar alertas para uma comunidade de milhares, um recurso que pode ser usado por locais de trabalho ou escolas.

O aplicativo agora também permitirá que o grupo tenha até 1.024 usuários, muito acima da restrição anterior de 256 participantes (ainda válida para o Brasil). Isso alinha o WhatsApp com seu principal concorrente, o Telegram.

Enquetes

Criar enquetes no WhatsApp pode ser muito útil para coletar a opinião dos participantes de grupos. O mensageiro ainda não disponibiliza a função de forma nativa, mas ela já está sendo testada na versão beta do app para iPhone (iOS). Ainda não há previsão para a data de lançamento, mas, enquanto a função não chega à versão final do aplicativo, é possível recorrer a truques para criar votações, como o uso de apps terceiros ou até mesmo de outras funções nativas da plataforma. A seguir, descubra como fazer enquetes no WhatsApp.

Utilizando um aplicativo

Enquanto o WhatsApp não lança seu recurso nativo para a criação de enquetes, é possível recorrer a aplicativos como o SurveyMonkey, uma das plataformas mais populares nessa categoria. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app exige a criação de uma conta para que as listas sejam elaboradas. Após feito o login, é necessário ir em “Criar questionário”, na página inicial, e escolher entre “Novo questionário” ou “Navegar na galeria modelos”, opção em que há algumas perguntas já prontas. Caso selecione “Novo questionário”, é preciso dar um título à lista e tocar no botão “+” para a opção “Múltipla escolha”.

Na tela seguinte, digite o texto da pergunta com as opções de resposta e toque em “Salvar”. O questionário estará pronto para ser enviado no WhatsApp, bastando tocar no ícone de “avião de papel” para compartilhar. É possível enviar em grupos ou para contatos específicos.

Para conferir as respostas coletadas, basta selecionar o ícone de “Lista”, na parte inferior da tela, escolher uma de suas enquetes e, em seguida, tocar em “Analisar seus resultados”. Além do SurveyMonkey, existem outras opções de apps que também podem ajudar na hora de criar um questionário.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Psoríase: o que é, quais os tipos, sintomas, causas e tratamentos
Como usinas solares no espaço podem transmitir energia à Terra
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play