Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Universidades do Rio Grande do Sul iniciam produção de equipamentos de proteção individual

Visando a melhoria no trabalho dos profissionais da saúde, universidades do estado estão fabricando protetores faciais para serem utilizados no atendimento de pessoas diagnosticadas com covid-19. A iniciativa é realizada de maneira voluntária.

O laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começou a produção dos equipamentos na última semana. A professora responsável pelo projeto, Cínthia Kulpa, foi motivada pela necessidade da própria filha.

A gente percebeu que não existem protetores faciais no mercado para vender. E a partir daí, me colocaram em um grupo, onde existem várias frentes de ação em busca dos equipamentos de proteção individual, para ajudar os profissionais de saúde. E uma dessas frentes é a de impressão 3D de protetores faciais”.

A produção desse protetor leva cerca de três horas e o material usado são filamentos de polímeros. Aproximadamente duas mil peças produzidas aguardam a higienização, para serem enviadas a postos de saúde e hospitais como a Santa Casa, o Clínicas e o Vila Nova. Para solicitar o equipamento as unidades precisam acessar o formulário de cadastro disponibilizado pelo grupo Brothers in Arms. O equipamento vai ser utilizado para entubar pacientes que testaram positivo para o vírus.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, também começou a produção do material utilizando as impressoras 3D instaladas nos laboratórios da unidade de inovação e tecnologia, a Unitec, em São Leopoldo. O material necessário para a produção dos equipamentos esta sendo doado por empresas, startups e funcionários do Tecnosinos, pela associação comercial, industrial, de serviços e tecnologia da cidade, e outras instituições. Na sexta-feira (27), os 15 primeiros protetores faciais já haviam sido doadas para a Samu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Senac-RS cria capacitações exclusivas para colaboradores de cada empresa
Pastor é preso por estuprar menina de 13 anos em Sapucaia do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play