Domingo, 25 de fevereiro de 2024

Carros alegóricos contra Putin marcam carnaval da Alemanha

Milhares de foliões foram às ruas de várias cidades da Alemanha para comemorar o Carnaval, que teve diversos carros alegóricos críticos à Guerra da Ucrânia, às vésperas do aniversário de um ano do conflito.

Um carro retratou o presidente russo, Vladimir Putin, se banhando em sangue dentro de uma banheira. Em outro, um boneco imitando o líder russo beija o diabo. Num terceiro, uma alegoria de Putin assopra forte diante de um guarda-chuva com a bandeira da União Europeia.

Vladimir Putin foi o grande alvo das crítcas no carnaval da Alemanha, um dos principais da Europa e que tem por tradição fazer carros alegóricos com sátiras políticas.

Na cidade de Frankfurt, onde milhares de pessoas acompanharam o desfile de carnaval, um dos carros alegóricos exibia um boneco de Putin tentando engolir o mapa da Alemanha, com a frase: “Engasgue com isto!!!”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também esteve presente, em um carro alegórico em Mainz no qual aparecia “se protegendo” de Putin com um guarda-chuvas estampado com a bandeira da União Europeia.

Dezenas de milhares de foliões celebraram a festa nas ruas de Colônia, Duesseldorf, Bonn e outras cidades e vilas da Renânia.

Esta também foi a primeira vez desde o início da pandemia que o Carnaval é celebrado na Alemanha sem nenhuma restrição por conta do coronavírus.

A Guerra da Ucrânia completa um ano na sexta-feira (24) em um momento em que o país recebe as visitas da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e do presidente americano, Joe Biden, em demonstrações de apoio.

Ao longo do último ano, Berlim e Moscou têm travado duras batalhas por conta do abastecimento de gás russo na Alemanha.

O governo alemão, seguindo a linha da União Europeia, aplicou um amplo leque de sanções à Rússia. Em resposta, Putin começou a cortar o envio de gás ao território alemão, que é altamente dependendo do produto russo.

Karneval

Chamado de Karneval ou Fasching, dependendo da região, o carnaval alemão é parte da cultura local. Ele não é um feriado nacional, mas em cidades onde é celebrado, muitas lojas, escolas e escritórios fecham as portas durante as festas.

Na cidade de Colônia (Köln), no centro-oeste da Alemanha, e suas redondezas, o Carnaval possui carros alegóricos, marchinhas de carnaval e todas as pessoas usam fantasias, independentemente de estarem ou não em uma “escola de carnaval”. Durante o desfile de carnaval os foliões distribuem doces e balas aos espectadores.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Espionagem chinesa testa novos campos na disputa global com Estados Unidos
Estados Unidos autorizam extradição de ex-presidente do Peru acusado de receber propina da Odebrecht
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play