Terça-feira, 07 de maio de 2024

Compra de carro: saiba como evitar cair em golpes em anúncios de vendas na internet

Comprar um carro é uma das metas de diversos brasileiros que desejam parar de depender de transporte público ou pagar constantemente em aplicativos. Mas muitos fatores precisam ser levados em consideração para adquirir um veículo novo.

O especialista em carros, Andre Novais, explica que é preciso avaliar bem um veículo que se adeque a seu perfil.

“Pesquise primeiro os modelos e marcas que realmente se adequem a seu perfil, seja eles suvs, esportivos, blindados, vans ou caminhonetes. E assim procure uma loja especializada no modelo de carro que deseja e com um consultor de vendas irá te ajudar a ter a melhor escolha.” explica o especialista.

Quando for comprar carros que não sejam de uma loja ou concessionária, o ideal é sempre fazer um laudo cautelar e de preferência sempre fazer o pagamento na conta que o carro está no nome.

Isso porque anuncios falsos estão crescendo no país. O Brasil é o segundo país, ficando atrás somente do México, em crimes digitais. Cerca de 5 mil golpes por mês foram aplicados em 2022. Um prejuízo estimado em R$ 611 milhões.

O que atrai os interessados é o preço baixo. Esses anúncios mostram preços entre 70% e 80% da tabela Fipe, o que gera prejuízo para quem cai no golpe já que a pessoa fica sem carro e sem dinheiro. A maior parte dessas vítimas são homens, cerca de 86%.

Golpe no pagamento

Um golpe de venda de carros muito comum é a exigência de um pagamento antecipado para fechar negócio. Por exemplo, o golpista pede um sinal para a vítima ou diz que tem outro interessado e precisa de um depósito para “segurar” o carro.

Nesses casos, o golpista emite boletos falsos para enganar a vítima, que pensa estar pagando para o banco, mas na verdade está dando dinheiro para o enganador. Por isso, nunca faça um pagamento antes de assinar o contrato de compra e venda do carro.

Aliás, essa é uma das razões pelas quais vale a pena financiar um carro, uma vez que é mais seguro pagar para o banco do que direto para o proprietário.

Laudo cautelar

“O ideal é procurar uma loja física específicas em carros, que possa te dar uma segurança e transparência na negociação, não esquecendo de sempre fazer o laudo cautelar.” explica André.

Para não ter dor de cabeça com a pós-compra, é necessário investir em uma marca boa e sempre manter os cuidados essenciais com o veículo.

” É sempre bom escolher uma boa marca e carros com garantia, sempre a melhor opção, de procedência, quilometragem baixa, revisões em dia. Além disso é necessário manter as revisões e manutenções em dia, cuidar e vitrificar a pintura para que tenha seu carro com qualidade a longo prazo.” finalizou o especialista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Black Friday: fez uma compra e se arrependeu? Saiba o que fazer
Sem discurso, Bolsonaro encerra primeira agenda oficial fora de Brasília em formatura de militares em Resende
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play