Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Confira 4 recursos de Inteligência Artificial que serão liberados para Android

O Google revelou uma série de novos recursos de inteligência artificial (IA) para o Android na conferência anual Google I/O. Entre as novidades, há aprimoramento no aplicativo Gemini e da ferramenta Circule para pesquisar.

A companhia também anunciou melhorias no recurso de acessibilidade TalkBack e outro recurso capaz de identificar ligações com o intuito de aplicar golpes nos usuários. O Google não confirmou datas para os lançamentos, algo que também depende das fabricantes que o usam o sistema.

De forma geral, a expectativa é de que estejam disponíveis até o fim do ano. A seguir, confira quais dispositivos poderão usar esses recursos de IA e como essas ferramentas podem ser úteis para os usuários dos dispositivos Android.

1. Circule para Pesquisar

O recurso Circule para Pesquisar poderá resolver tarefas escolares diretamente no celular. Para isso, basta fazer um círculo na questão de matérias como física e matemática que se tem dúvida que o recurso disponibilizará um passo a passo completo de como respondê-la. É esperado que com as próximas atualizações seja possível resolver questões mais complexas de assuntos como gráficos e fórmulas simbólicas. Lançado em janeiro, o Circule para Pesquisar já está disponível em mais de 100 milhões de dispositivos atualmente. Conforme o Google, a expectativa é de duplicar esse número até ao final do ano.

2. Aplicativo Gemini

O aplicativo Gemini também ganhará melhorias. Em breve, os usuários poderão sobrepor o assistente de IA aos aplicativos preferidos, aproveitando ferramenta de diversas maneiras. O usuário poderá criar imagens no app e arrastar os arquivos para um app de conversas sem precisar fechar e abrir as plataformas diversas vezes. Outra novidade se chama “Perguntar a este vídeo”, oferecendo resumos e informações específicas de vídeos do YouTube. Para aqueles que possuem o Gemini Advanced, haverá uma opção adicional de “Perguntar sobre este PDF”. Esta atualização promete trazer uma nova dimensão de interatividade e eficiência para os usuários do Android e estará disponível “nos próximos meses”.

3. TalkBack

O TalkBack, recurso de acessibilidade nativo no Android, receberá funções adicionais do modelo de IA integrado ao sistema operacional, o Gemini Nano, com o objetivo é facilitar o uso do celular para pessoas com deficiência visual. Usuários terão acesso a descrições ainda mais completas das ações que estão acontecendo na tela do dispositivo. Mais detalhes identificados poderão ser descritos pela inteligência artificial, como, por exemplo, qual modelo de roupa aparece em uma foto específica. O recurso poderá ser usado até mesmo offline.

4. Alerta de golpes durante ligações

O Google também anunciou melhorias de alerta contra golpes durante chamadas no Android. O recurso também opera com o Gemini Nano e consegue emitir avisos ao vivo durante a realização de chamadas suspeitas. A ferramenta identifica quando há solicitação de informações pessoais e sigilosas — como dados bancários, senhas de cartões — ou pedidos de pagamentos. A empresa informa que a função não muda o fato de que a conversa e dados do usuário continuam privados e restritos ao dispositivo. As informações são do Google e do site TechTudo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Cansou de ouvir áudio? 5 aplicativos que transformam voz em texto
Os cinco benefícios de tirar um cochilo todos os dias
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play