Sexta-feira, 01 de julho de 2022

loader

Do visto às vacinas, o que você precisa saber sobre a volta das viagens aos Estados Unidos

Fechadas para turistas que viajam do Brasil desde meados de março de 2020, as fronteiras dos Estados Unidos reabriram nesta segunda (8). Mesma data em que os serviços consulares americanos voltaram a realizar entrevistas para emissão de vistos de entrada.

Se a aceitação de todas as vacinas contra a covid-19 aplicadas no Brasil é um ponto positivo, por outro lado quem ainda não tem visto deve ter paciência, já que o atendimento volta de maneira mais lenta do que antes da pandemia, e tendo que processar entrevistas agendadas há meses. O prazo de espera pode variar, e, em alguns casos, chegar a até quase um ano.

A seguir, confira algumas informações importantes para quem pretende viajar aos Estados Unidos a partir deste mês.

O visto

— Para tirar o documento: As entrevistas para emissão de vistos voltaram a acontecer nesta segunda nas seções consulares de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Recife.Vale destacar que, durante a pandemia, os consulados continuaram abertos, atendendo aos cidadãos estadunidenses e viajantes brasileiros que precisavam de vistos emergenciais por razões de saúde, familiares ou de estudo. E o sistema de marcação de entrevistas também permaneceu funcionando, o que fez com que muita gente já tenha conseguido reservar datas (algumas até meados de 2022) para o atendimento.

Apesar da alta demanda represada, a vice-cônsul dos EUA no Rio, Caitlin Meyers, garante que o órgão está se esforçando para reduzir o tempo de espera.

“Recomendamos que o solicitante olhe constantemente o nosso site (br.usembassy.gov), porque é possível remarcar a data da entrevista. Então, à medida que mais vagas são criadas, o solicitante poderá antecipar sua entrevista”, explica.

Fora a demora, o procedimento para o pedido do visto permanece o mesmo. É preciso preencher o formulário DS-160 pelo site ais.usvisa-info.com/pt-br/niv, pagar a taxa de US$ 160 (equivalente a R$ 886, e que tem validade até setembro de 2023), e, só depois, marcar a data da entrevista e da ida ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto.

Uma vez aprovado o pedido, o prazo para entrega do passaporte com a permissão de entrada, pelo correio, é de até dez dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Conheça a pílula desenvolvida pela Pfizer contra a covid-19
Após nomear Ciro Nogueira e Flávia Arruda como assessores políticos, Bolsonaro reduziu encontros com parlamentares
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play