Quinta-feira, 05 de dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 6 de abril de 2022
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou um mutirão contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. A limpeza ocorre em 759 km de rodovias e nas 12 praças de pedágio administradas pela EGR. O trabalho ocorre até sexta-feira (8), podendo ser prorrogado em função das condições climáticas.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, a ação busca reduzir os criadouros de mosquitos, geralmente causados pelo descarte irregular de resíduos nas beiras das estradas. “Somente com ações assim vamos eliminar os focos e frear a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença”, destaca Záchia.
O Engenheiro ambiental da EGR, Rafael Schmitz explica que a força-tarefa vai reforçar as atividades de recolhimento de resíduos que são executadas cotidianamente. “No dia a dia mantemos equipes atuando na limpeza das faixas de domínio. Agora, vamos ampliar o número de profissionais e realizar um verdadeiro pente-fino nas estradas”, explica Schmitz.
Recentemente, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um aviso epidemiológico alertando para o aumento de casos, notificações e confirmações de dengue. Só neste ano, são 2.252 casos confirmados. Destes, 2.031 são autóctones (contraídos no próprio território de residência). De chikungunya, foram confirmados 11 casos, sendo 10 autóctones.