Domingo, 21 de abril de 2024

Felipão apoia Abel Ferreira como novo técnico da Seleção Brasileira

Luiz Felipe Scolari, que no ano passado encerrou sua carreira como treinador de futebol e hoje é diretor técnico do Athletico-PR, deu o seu voto de confiança ao português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, para assumir a seleção brasileira para o próximo ciclo de olho na Copa do Mundo de 2026. Felipão disse não ver nenhum problema em ter um estrangeiro no comando da equipe pentacampeã.

“Se houver essa possibilidade, ficaria muito feliz em vê-lo na seleção brasileira. Só nós brasileiros somos bons para o Brasil? Não, não temos que ficar preservando cargos. Eu não gosto disso”, afirmou Felipão. “Quero colocar a minha opinião para que todos saibam. Nós (treinadores) saímos do Brasil tantas vezes e tiramos lugar de tantos, não podemos querer agora cercear o direito de um estrangeiro trabalhar aqui. É bom? Traga, independe de nacionalidade”, concluiu.

Felipão já teve a experiência de ser o estrangeiro sob o comando de uma seleção nacional. No caminho inverso ao qual Abel Ferreira faria, o brasileiro treinou Portugal nos primeiros anos de ascensão de Cristiano Ronaldo e teve sucesso por lá. Assumiu a equipe em 2003, um ano depois de conquistar o pentacampeonato com seleção brasileira na Copa de 2002, e conseguiu levar os portugueses para a final da Eurocopa de 2004 e ainda às semifinais da Copa do Mundo de 2006.

Histórico

Em 2004, na Eurocopa disputada em casa, Felipão levou a seleção de Portugal até a finalíssima, quando a equipe foi derrotada pela Grécia.

Os lusitanos foram derrotados pela França na semifinal e pela Alemanha na disputa do terceiro lugar, mas a quarta posição foi muito celebrada, até porque a seleção portuguesa não disputava uma semifinal de Mundial desde 1966, ano em que contava com o lendário Eusébio e terminaram o Mundial em terceiro lugar.

Além da proximidade com Portugal, Scolari tem em comum com Abel Ferreira o fato de também ser ídolo da torcida do Palmeiras. Antes dos dois títulos seguidos da Libertadores conquistados sob o comando do português em 2020 e 2021, além de outras conquistas importantes, o Alviverde levantou a tão desejada taça pela primeira vez em 1999, quando tinha Felipão como técnico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Ministro de Lula diz que governo anterior represou aposentadorias, o que agora afeta o salário mínimo
“A pandemia acabou, mas a covid, não”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play