Domingo, 25 de fevereiro de 2024

Japão tem 7 mil ilhas a mais do que se imaginava

Segundo dados do levantamento oficial mais recente, existem 14.125 ilhas no território japonês, mais que o dobro das 6.852 de que se tinha conhecimento com um relatório da Guarda Costeira do Japão, datado de 1987, há 35 anos.

Ao divulgar os dados, o órgão garante que a descoberta não altera a área total de terra do país. As 7 mil ilhas a mais se tornaram “visíveis” por conta de avanços na tecnologia de levantamento de dados e de detalhamento dos mapas.

De acordo com o órgão responsável, apesar de não haver um acordo internacional sobre contagem de ilhas, eles usaram o mesmo critério do último levantamento no país, feito há mais de três décadas.

Isso significa que foram contabilizadas todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros.

Disputas territoriais

As ilhas que cercam o Japão estiveram no centro de várias disputas territoriais. O Japão reivindica as ilhas Curilas do Sul, controladas pela Rússia, que Tóquio chama de Territórios do Norte, uma disputa que data do final da Segunda Guerra Mundial, quando as tropas soviéticas as tomaram do Japão.

O Japão também diz ter uma reivindicação histórica sobre as desabitadas Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental, que atualmente administra, mas a China contestou repetidamente essa reivindicação.

Enquanto isso, o Japão e a Coreia do Sul permanecem travados em uma disputa de mais de 70 anos sobre a soberania de um grupo de ilhotas conhecidas como Dokdo por Seul e Takeshima por Tóquio no Mar do Japão, que a Coreia chama de Mar do Leste.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Curiosidades

Seu filho tem razão: Crianças acordam muito cedo. Saiba por que as aulas deveriam começar mais tarde
Bruce Willis aparece pela primeira vez depois de diagnóstico de demência frontotemporal
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play