Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Lula encaminha ao Senado nomes de novos chefes da Abin e Anac

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta sexta-feira a indicação do ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Correa para ser o novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A indicação já foi encaminhada para a apreciação do Senado Federal, junto com a indicação de Tiago Sousa Pereira para ser o novo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Nesta quinta-feira (2), Lula oficializou a transferência da Abin para a Casa Civil da Presidência da República. Antes, o órgão era vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) responsável pela segurança dos palácios presidenciais, incluindo o Palácio do Planalto, invadido e depredado no 8 de janeiro.

Lula ventilava a possibilidade de fazer a mudança desde a transição de governo. À época, a equipe de Lula já mostrava incômodo com a militarização da inteligência e avaliava que esse formato era um “resquício do período da ditadura militar”.

Com os ataques de 8 de janeiro, a confiança de Lula nos militares palacianos ficou ainda mais fragilizada e a mudança acabou de concretizando nesta quinta-feira.

Luiz Fernando Correa é visto na Abin como uma indicação direta de Lula. Entre setembro de 2007 a janeiro de 2011, ele atuou como diretor-geral da PF na gestão do petista e, no governo Dilma, ocupou funções importantes na segurança nas Olimpíadas, por exemplo. Antes disso, de novembro de 2003 a setembro de 2007, foi secretário Nacional de Segurança Pública do governo Lula.

Confiança

Lula quer um nome de sua estrita confiança no comando do órgão e pediu a Correa que apresentasse um projeto de uma agência moderna de informação e que, nas palavras dele, cumpra seu papel vocacional no estatuto.

A indicação de Luiz Fernando Correa desagradou parte do corpo técnico da Abin, que, desde o período da transição, trabalhava para que o comando do órgão saísse das mãos de membros da Polícia Federal e voltasse a ficar sob a chefia um funcionário de carreira da agência.

Por outro lado, avaliam que a indicação de Luiz Fernando guarda aspectos positivos, por ser um nome experiente e com trânsito político, que chega com o discurso de reestruturar e valorizar as carreiras da agência.

Trocas na Anac

Lula também encaminhou para o Senado Federal a indicação do nome de Tiago Sousa Pereira para ocupar o cargo de diretor-presidente da Anac. Ele vai ocupar o lugar de Juliano Alcântara Noman, que renunciou o posto nesta sexta-feira e assumirá a Secretaria de Aviação Civil no Ministério de Portos e Aeroportos, comandada por Márcio França.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Vacina contra dengue deve estar disponível no segundo semestre
Presidente da Câmara dos deputados dá sinal verde para CPI das apostas esportivas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play