Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Lula se encontra com reitores em meio a possível greve em universidades federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, na tarde desta quinta-feira (11), com a direção da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

A reunião com reitores foi convocada em meio ao indicativo de greve por sindicatos que representam, ao menos, 18 universidades federais, que já deliberaram a favor de greve a partir da próxima segunda-feira (15).

A ministra da Gestão e Inovação, Ester Dweck, e o ministro da Educação, Camilo Santana, também participam do encontro. A cobrança de servidores por reajuste salarial e os movimentos de greve já deflagrados nas instituições de ensino devem estar na pauta.

Segundo levantamento da Andifes, já estão em greve servidores da Universidade Federal do Rio Grande (RS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (MG).

Professores e funcionários técnico-administrativos de institutos federais – não ligados à Andifes – também já deflagraram greve.

Segundo o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), ao menos 445 unidades aderiram ao movimento até a última terça-feira (09). As aulas, na maioria das instituições, estão suspensas.

Os servidores reivindicam reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas do governo anterior e recomposição do orçamento das instituições educacionais. O movimento também pede reajuste imediato dos auxílios e bolsas de estudantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Alegre conhece o Programa de Atenção à Saúde da População Trans
Líder do Hamas diz que ainda busca acordo de reféns mesmo após morte de filhos
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play