Domingo, 19 de maio de 2024

Mais peso ou mais repetições, o que dá mais resultado no treino? Especialistas respondem

Uma dúvida comum que pode surgir entre aqueles que frequentam a academia e estão em busca de músculos maiores é qual estratégia traz mais resultado: fazer mais repetições do treino ou aumentar a carga.

Especialistas ouvidos pelo jornal britânico DailyMail explicam que todo treino de musculação vai levar ao aumento da massa muscular. Porém, respondem que, se o foco for a hipertrofia – crescimento dos músculos – é melhor focar em elevar a carga do que em realizar mais repetições.

“Se seu objetivo é maximizar o tamanho e a força dos músculos, a abordagem preferida é levantar pesos maiores com repetições menores, pois isso promove hipertrofia e crescimento muscular significativo”, disse Amanda Place, personal trainer e fundadora da empresa de treinamento Sculptrition, do Reino Unido.

Ali Malik, personal trainer e fundador da academia boutique Fitness Labs, também britânica, explicou à revista Stylist que esse é um “princípio fundamental do treinamento de força e da ciência do exercício”:

“Envolve o aumento gradual das exigências impostas aos músculos, normalmente levantando pesos maiores ou aumentando a resistência com o passar do tempo.”

Malik acrescenta ainda outros benefícios de intensificar o treino:

“A sobrecarga progressiva também exige maior estabilidade das articulações e ativação muscular, o que pode ajudar a proteger contra lesões nas articulações e melhorar a saúde geral das articulações.”

De acordo com informações da Universidade do Novo México citadas na matéria, a hipertrofia é resultado de um processo em que o corpo repara pequenas rupturas causadas nas células musculares pela tensão de levantar pesos pesados.

Quando isso acontece, ele acrescenta tecido novo sobre o antigo, o que aos poucos aumenta visivelmente a quantidade e o torna mais resistente e forte.

No entanto, as especialistas alertam que isso deve ser feito respeitando os limites que o seu corpo aguenta naquele momento. Não há problema em sentir algum grau de desconforto, mas dores intensas e agudas podem ser um sinal de que a carga está excessiva e causando danos ao organismo.

Como consequência, podem ocorrer lesões graves, especialmente em exercícios de fortalecimento que sobrecarregam a coluna vertebral, pontua Malik. Por isso, é muito importante o acompanhamento de um profissional que possa orientar esse crescimento das cargas utilizadas.

Outros benefícios

Além disso, as especialistas ouvidas pelo DailyMail esclarecem que, embora aumentar o peso seja uma estratégia melhor para a hipertrofia, realizar mais repetições de um treino também leva a benefícios específicos para a saúde.

“Trabalhar em uma faixa de repetições mais alta ajuda a melhorar a capacidade de desempenho dos músculos por um período prolongado. Realizar mais repetições com intervalos de descanso mais curtos também pode elevar sua frequência cardíaca e melhorar o condicionamento cardiovascular”, disse Malik.

O ponto ideal, afirmam, é uma combinação de ambos. Assim, é possível alcançar os benefícios cardiovasculares do treino de alta repetição e, ao mesmo tempo, aumentar a massa muscular.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

58% dos viajantes pagariam mais para viajar de forma responsável
Mesmo com a gradual retomada das atividades presenciais pós-pandemia, há empresas optando por permanecer no trabalho 100% remoto
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play