Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Pacientes assistidos pelo Instituto do Câncer Infantil visitam a praia no próximo fim de semana

O Instituto do Câncer Infantil (ICI) promove, no próximo sábado (17), um passeio muito especial com cerca de 15 crianças assistidas pela Instituição. Os pequenos pacientes terão a oportunidade de conhecer o mar ou relembrar como é passar um dia na praia no evento “ICI na Praia”, em Capão da Canoa. A atividade acontece próximo do Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, e busca conscientizar sobre a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil.

Um dos pacientes que vai viver essa experiência inédita é o pequeno Conrado Souza Martins, de 5 anos. Ele enfrenta um neuroblastoma, e a família é de Chuí (RS). Ao ser questionado, nas primeiras semanas de janeiro, sobre qual o seu sonho, Conrado não exitou: viajar para a praia. Agora o sonho está próximo de ser realizado. Duas pacientes em tratamento paliativo e moradoras da Casa ICI também participarão deste dia especial.

Alerta aos sintomas e diagnóstico precoce

Segundo o Dr. Lauro Gregianin, médico oncologista do ICI, o tipo de câncer mais comum entre crianças e adolescentes é a leucemia aguda, que determina inicialmente um quadro de anemia (palidez), prostração, febre baixa e persistente, manchas roxas na pele e eventualmente sangramento gengival. “Outra neoplasia frequente são os tumores do sistema nervoso central, que normalmente determinam dores de cabeça, náuseas e até vômitos, algumas vezes, inclusive, com perda de equilíbrio e paralisia facial”, aponta. Entre as demais neoplasias, o oncologista destaca os linfomas, que provocam aumento do volume das “ínguas” ou linfonodos, principalmente na região do pescoço, além dos tumores ósseos, que se manifestam principalmente próximo do joelho e entre adolescentes.

Dr. Lauro ressalta que, mesmo que nem todos os sintomas se manifestem, é importante observar a criança ou adolescente. “Na presença de qualquer alteração no estado de saúde da criança, que não seja habitual entre doenças comuns na infância e que persista, os pais devem buscar atendimento imediatamente, seja em unidades básicas de saúde ou com o pediatra”, observa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão

Arena Rede Pampa Beach Tennis recebe último torneio da temporada, promovido pelo Sesi
Estação Verão Sesc encerra atividades em Tramandaí e Torres neste final de semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play