Terça-feira, 25 de junho de 2024

Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS recebe Prêmio Folha Verde

Em cerimônia na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (11), o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers) foi agraciado na 10ª edição do Prêmio Folha Verde. A distinção é promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo e concedida a pessoas, instituições públicas e empresas que trabalham para garantir o crescimento do setor agropecuário e o desenvolvimento da economia gaúcha.

Vencedor na categoria setor Agrícola, o Simers foi representado no evento pelo seu presidente, Claudio Bier, que lembrou os 47 anos de fundação da entidade e a importância da indústria gaúcha no cenário nacional. “O setor é responsável por 60% das máquinas do país, sempre preocupado com o meio ambiente. Em Passo Fundo foi desenvolvida a primeira máquina de plantio direto, que permite plantar em cima da palha, sem assorear o solo. Também conseguimos mudar o tamanho da Expointer: agora, 95% das vendas são de máquinas agrícolas”, completou.

Premiação

O reconhecimento se dá a partir de indicações dos parlamentares, que são submetidas à comissão julgadora formada por representantes do setor nas áreas pública e privada e de representações da imprensa. Os nove jurados receberam certificado de participação durante a cerimônia. Na ocasião, foram entregues troféus aos vencedores das 15 categorias, na presença de parlamentares, autoridades e convidados.

Ao saudar a todos, o presidente da comissão, deputado Luciano Silveira (MDB), manifestou satisfação por conduzir a premiação, em nome do Parlamento, para um setor que se renova a cada ano. “Vocês são vencedores e promovem o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Integrante da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS) destacou a inovação e a tecnologia presentes na atividade rural. “Tudo que tem de novo, de tecnológico, está vindo da roça”, comemorou, ao lembrar a pujança do setor nas últimas décadas e a garantia de segurança alimentar no futuro.

Secretário em exercício de Meio Ambiente e Infraestrura, Marcelo Camardelli Rosa, representante do governador na solenidade, mencionou a presença de produtores de destaque em suas atividades e a preocupação de todos em adaptar o setor para os desafios que virão.

Autor da lei que instituiu a premiação, o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Adolfo Brito (PP), falou em nome da presidência da Assembleia. Brito elogiou a perseverança do produtor rural e fez uma saudação àqueles que continuam lutando “mesmo após anos de sucessivas estiagens, e períodos de inundações.”

Vencedores

  1. Setor Agrícola – Simers
  2. Setor Pecuário – Rogério Kerber
  3. Setor Florestal – Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes
  4. Setor Cooperativas Agrícolas – Cotribá
  5. Setor Trabalhadores Rurais – Fetraf/RS
  6. Setor Rural -Domingos Antônio Velho Lopes
  7. Setor Propriedade Agropecuária Modelo – Clarice Rohr
  8. Setor Mídia Agrícola – Escola Técnica Desidério Finamor
  9. Setor Desenvolvimento Agrário – Embrapa Clima Temperado
  10. Setor Público Agropecuário – Escola Técnica Agrícola Guaporé
  11. Setor Agricultura Ecológica – Econativa
  12. Setor Agricultura Familiar – Emater
  13. Setor Pesca – Mulheres Redeiras da Pesca
  14. Setor Mulheres do Agro – Confraria do Arroz
  15. Setor Jovem Produtor – Fernanda Gehling

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

30 anos da Kia Sun Motors são marcados por experiência imersiva
Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul premia profissionais de destaque no estado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play