Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo gaúcho tenta atrair investimentos em energia eólica

O projeto de construção do complexo eólico Três Divisas, em área abrangida pelos municípios gaúchos de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana (Fronteira-Oeste), foi tema de reunião entre o governador Eduardo Leite com o presidente da estatal Portos RS, Cristiano Klinger, e representantes da empresa Vestas, especializada em turbinas movidas pela força do vento. Dentre as pautas discutidas estava o plano de ampliar a competitividade gaúcha no segmento.

“Estamos dispostos a encontrar caminhos para viabilizar ações nesse sentido”, destacou Leite, em encontro que também contou com a presença do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do deputado estadual Frederico Antunes (PP), líder da bancada de apoio ao Palácio Piratini na Assembleia Legislativa.

A futura obra obteve licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em novembro de 2021, com posterior outorga pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevendo 17 parques eólicos com 810 megawatts de capacidade total instalada para produzir energia limpa. De acordo com o Executivo, a iniciativa deve gerar cerca de 200 empregos diretos já durante a fase de implantação.

Porto de Rio Grande

Esse é um dos projetos de energia renovável que tramitam no Estado, onde o Porto de Rio Grande (Litoral Sul) funciona como ponto estratégico na cadeia logística para receber equipamentos e fazer toda a movimentação dos complexos com esse perfil.

Em razão do avanço das pautas de energia sustentável, a Portos RS lançou a marca “Port Energy Plataform”, destinada a divulgar as potencialidades para a instalação de empresas do setor em território gaúcho e também o distrito industrial de Rio Grande, dotado da infraestrutura necessária para atrair recursos externos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com reservas, Grêmio apenas empata em 0 a 0 contra o São Luiz no Gauchão
Brigada Militar investiga morte de suspeito que tomou pistola de policial após se soltar de algemas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play