Sábado, 13 de abril de 2024

Saiba como manter o corpo hidratado e com energia para as festas de carnaval

Depois de dois anos sem folia, por conta da pandemia de covid, o carnaval chegou. Mas, para manter a energia, o corpo saudável e o pique durante o período de festa, é preciso tomar alguns cuidados. Segundo a nutricionista Deborah Côrte, para quem passa muitas horas pulando e dançando embaixo do sol, muitas vezes ingerindo bebida alcoólica, é importante “trabalhar com a prevenção de danos”.

“É importante que, antes das festas, a pessoa consuma alimentos que a mantenha hidratada e que deem energia. No caso de quem toma bebida alcóolica, de repente usar alguns alimentos específicos para ajudar na saúde do fígado, que talvez seja o mais afetado nesse período”, diz a nutricionista.

Coma frutas:

– Frutas como banana, melancia, melão, uva, abacate e laranja para hidratar e manter a energia.

– A banana, rica em potássio, também ajuda a prevenir as câimbras que podem aparecer pelo excesso de atividade desses dias,

– Abacate e a laranja ajudam a cuidar do fígado.

A nutricionista lembra que os carboidratos são bem-vindos nas refeições dos foliões. Consuma arroz, batata, mandioca e macarrão. “Esses alimentos geram energia imediata e quem está no bloquinho pulando precisa dessa energia pra curtir”, explica Deborah.

E o lanche? Uma opção para manter a boa alimentação é montar, em casa, sanduíches leves para comer durante o dia. A dica da nutricionista é montar o lanche com:

– Pão, frango e salada,
– Pão, atum e salada.

E tem um alerta também: Evite condimentos como maionese. “É preciso ter muito cuidado com alimentos manipulados e alimentos crus na rua. Você não sabe se o alimento foi higienizado corretamente e as infecções intestinais estão aí e podem fazer um estrago na vida da pessoa”, diz Deborah Côrte.

A nutricionista destaca que o mais importante é se manter sempre hidratado, antes, durante e depois da folia. “Tenha sempre água na mão, o tempo inteiro”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Musculação reduz pressão arterial, mostra estudo brasileiro; saiba a frequência e carga necessárias
José Mayer é internado após indisposição respiratória
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play