Segunda-feira, 23 de junho de 2025

Valores atrasados do INSS: Justiça libera lote bilionário

Mais um lote de valores atrasados foi liberado pela Justiça Federal aos beneficiários do INSS. O valor devido aos beneficiários que poderão receber passa de R$ 1 bilhão. Os pagamentos são por meio de Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

As RPVs são modalidades de pagamento das ações que não ultrapassam 60 salários-mínimos (R$ 78.120). Esses valores são devidos por conta de processos judiciais que os beneficiários ganharam contra o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), sem possibilidade de recursos por parte da Autarquia Federal. Os valores são liberados por lotes e mais pessoas vão receber agora.

Muitas vezes, os beneficiários do INSS precisam ingressar com alguma ação judicial contra o instituto, seja para solicitar alguma revisão nos valores ou o pedido de concessão de seu benefício. Quando os beneficiários ganham em todas as instâncias, ou seja, quando não há mais a possibilidade de recurso por parte do INSS, deve ocorrer o pagamento a essas pessoas, contando os valores atrasados.

Agora, mais um lote foi liberado para essas pessoas. Mas, para receber, além de ter ganho em todas as instâncias contra o INSS, a ação não pode ultrapassar os 60 salários-mínimos e a ordem de pagamento precisa ter sido emitida pelo juiz no mês de janeiro desse ano.

A Justiça Federal repassa os valores para os Tribunais Regionais Federais (TRFs) depositarem para os beneficiários, que também ficam responsáveis por montar o cronograma. Os valores são depositados em contas abertas em nome dos beneficiários na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Para consultar, basta acessar o site do TRF correspondente a onde o processo foi aberto.

O TRF 1 corresponde aos estados de DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP. O TRF-2 aos Estados de RJ e ES. O TRF-3 tem jurisdição sobre os Estados de SP e MS. O TRF-4 corresponde aos Estados de RS, PR e SC. Já o TRF-5 abrange aos Estados de PE, CE, AL, SE, RN e PB.

Para fazer a consulta, o beneficiário vai precisar do CPF, ou número do processo ou número da OAB do advogado responsável pela ação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministro Alexandre de Moraes determina retorno imediato de Ibaneis Rocha ao governo do Distrito Federal
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, mantém multa contra Bolsonaro por falas a embaixadores
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play